Balanço parcial da atuação do Ministério Público do Paraná apresenta dados de do trabalho da instituição em prol da população paranaense.

Os dados das atividades do Ministério Público do Paraná, realizados em 2022, fazem parte de um balanço que contabiliza os trabalhos promovidos em benefício da população do estado, principalmente em relação à defesa dos direitos sociais e individuais.

O levantamento, realizado entre dezembro de 2021 e novembro deste ano, apontou perto de 85 mil atendimentos diretos à comunidade, sendo uma média de 232 pessoas assistidas por dia. Segundo a instituição, quase 30% do total de atendimentos foi na área da saúde.

Os agentes do Ministério Público fizeram cerca 3,7 milhões atuações judiciais e extrajudiciais. Em todo o Paraná, foram oferecidas pelos promotores de Justiça mais de 64 mil denúncias criminais, sendo ajuizadas cerca de 10 mil ações civis públicas.

No âmbito extrajudicial, foram expedidas perto de 1.200 recomendações administrativas e formalizados mais de 740 termos de ajustamento de conduta, além de cerca de 3.800 acordos de não-persecução penal, que é uma possibilidade dada aos autores de crimes de substituir o processo criminal por outras formas de reparação dos danos causados. Porém, essa prática só é aplicada em infração penal que não envolva violência ou grave ameaça.

O procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, destacou o trabalho realizado em 2022 e falou sobre as ações para o próximo ano.

Todos esses dados são públicos e podem sem acessados no Portal da Transparência do Ministério Público, no endereço:

www.mppr.mp.br/transparencia