O Ministério Público do Paraná (MPPR) realiza na manhã desta quinta-feira (1º) dez mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) nas cidades de Curitiba e Araucária, na região metropolitana. Dentre os alvos, está o prefeito de Araucária, Hissam Hussein Dehaini. A operação aconteceu na sede da prefeitura, na Câmara Municipal e na casa do prefeito.

A ação acontece no âmbito da Operação Scambio. A investigação tem como objetivo avaliar irregularidades na administração pública. A operação acontece por meio da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, o Gaeco.

Ainda participam as Promotorias de Justiça de Araucária, com atuação nas áreas da Infância e Juventude e da Proteção ao Patrimônio Público. Hissam é suspeito de ter dado cargos comissionados para a sogra, depois de se casar com uma jovem de 16 anos no mês de abril.

O Ministério Público investigava, desde então, possíveis irregularidades do prefeito. O chefe do Executivo acabou exonerando a sogra após a polêmica se tornar pública. A prefeitura alegou, em nota, que a contratação teria se dado por competência, mesmo com o parentesco.

A jovem de 16 anos e esposa do prefeito, que tem 65 anos, foi eleita 2ª Miss Teen da cidade no ano passado. A prefeitura de Araucária informou que representantes do Gaeco estiveram na sede do Executivo e que foram acompanhados por servidores. Porém, nenhum documento foi retirado ou copiado no andar onde está localizada a sede do governo e o setor jurídico.