Dados do levantamento feito pelo Sebrae com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, do Ministério do Trabalho, apontam que o Paraná registrou mais de 15 mil contratações no mês de agosto. Deste total, 92,5% são empregos gerados por micro e pequenos empreendedores.
O consultor do Sebrae/PR, Rodrigo Feyerabend, confirma que o cenário é favorável a união faz a força.

 

O setor de serviços foi o líder nos primeiros oito meses de 2022, com 45.300 empregos gerados. Na sequência, entre os principais, estão os segmentos de Indústria e Transformação, com 17.000, Comércio, com 12.800 e por último a Construção, fechando 11.200 contratações. O estudo levou em conta os números de janeiro a agosto.

O Paraná segue com saldo positivo com a criação de mais de 123 mil vagas, sendo que 88.800 são postos criados a partir desse setor .Os números são os maiores entre os três estados da região Sul. Para o consultor, o destaque paranaense não é novidade.

 

E uma das melhores formas de fazer isso é aproveitar os cursos gratuitos promovidos pelo Sebrae/PR. A partir desta quarta-feira (5), até sábado (8), Curitiba vai contar com ações voltadas para os pequenos negócios locais. Será a quarta edição do Festival do Empreendedorismo. Segundo ele, temas do dia a dia estarão em debate, como por exemplo, a pós-venda.

 

Programação

A empresária da Mazé Doces, Mazé Lima, será a responsável pela abertura do Festival do Empreendedorismo, no Memorial de Curitiba, 19h, em 5 de outubro. Com o tema “De faxineira a empresária de sucesso: uma trajetória de força e superação como você nunca viu”, a empreendedora de Minas Gerais contará sobre os desafios que enfrentou ao criar e gerir um novo negócio e também a história de 23 anos de sua empresa.

No dia 6, às 14h, as consultoras credenciadas do Sebrae/PR, Camila Klüppel e Patricia Dorfman, apresentarão o tema “Marketing: o que é e como fazer um pós-venda eficiente?” na Rua da Cidadania Pinheirinho.

A rodada de negócio acontece no dia 7, a partir das 14h, no Parque Barigui, e será ministrada pelo consultor do Sebrae/PR, Rodrigo Feyerabend.

No dia seguinte, 8, as mentorias serão realizadas pela equipe da Agência Curitiba no mesmo local, tendo início às 14h.