Metade das empresas paranaenses acredita que terá aumento ou estabilidade no faturamento durante o segundo semestre de 2023, de acordo com a Pesquisa de Opinião do Empresário do Comércio, elaborada pela Fecomércio PR e Sebrae/PR e divulgada nesta quinta-feira (13).

A pesquisa mostra que cerca de 30% dos empresários aposta na estabilidade e 28% espera crescimento em suas receitas. Já outros 25% não possui opinião sobre o assunto e 17% tem expectativas negativas para o próximo faturamento.

Em relação ao otimismo do empresário, há um ano, metade dos paranaenses estava com esperanças. Já no primeiro semestre de 2023, o número baixou para 36%. Os microempreendedores individuais são os mais confiantes no Paraná e o turismo é o setor com maiores expectativas positivas, com cerca de 29%, seguido pelo comércio e setor de serviços.

As principais dificuldades apontadas pelos empresários paranaenses para o segundo semestre são praticamente as mesmas encontradas no início do ano, mas com aumento nas preocupações relacionadas principalmente à carga tributária, mão de obra qualificada, falta de incentivo governamental, instabilidade econômica e acesso ao crédito.

Sobre o quadro de funcionários, a maioria dos entrevistados, cerca de 72%, afirma que vão manter ou aumentar o quadro de funcionários, e destes, 4% esperam seguir como estão e 24% enxergam possibilidade de crescimento.