A rádio CBN apurou que cerca de 50% das vagas oferecidas pelas 216 agências do trabalhador em todo o Estado não são preenchidas por falta de qualificação ou por desinteresse de pessoas que estão desempregadas.
A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), que toda semana anuncia milhares de vagas no Paraná para diversas áreas, confirma que metade das ofertas de emprego não é preenchida por falta de qualificação profissional, escolaridade ou experiência, além de, muitas vezes, o candidato não demonstrar interesse pelas vagas ofertadas ou também pelo fato de não se encaixar no perfil esperado pelo empregador. É o que explica a chefe do Departamento do Trabalho e Geração de Renda da Sejuf, Suelen Glinski.
Semanalmente são abertas cerca de 10 mil vagas de emprego em todo o Paraná devido à alta rotatividade. Nesta segunda-feira (25), são quase nove mil oportunidades oferecidas nas Agências do Trabalhador. A maior parte das vagas é destinada para a indústria, com mais de dois mil postos de auxiliar de linha de produção. Já as agências do Trabalhador de Curitiba e Região Metropolitana estão com quase 1.700 vagas abertas, sendo a maior parte das oportunidades, 415 vagas, para operador de telemarketing.
Segundo Suelen Glinski, o Estado faz investimentos em qualificação profissional e capacitação dos trabalhadores em uma parceria com empresas privadas. Desde 2019 e até o fim deste ano serão mais de 10 mil pessoas atendidas pelo projeto “Carretas do Conhecimento”.