Com certeza você percebeu que no mês de julho, em Curitiba, aquela jaqueta ou blusa dos últimos anos não foi tão utilizada. Pois é, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o mês de julho registrou a maior média da temperatura máxima desde o início dos levantamentos, em 1997.

Conforme o Simepar, a média da temperatura máxima na capital paranaense no mês que passou, foi de 23,2 ºC, enquanto em 2021, foi de 19,5 ºC.

O meteorologista do Simepar, Fernando Mendes, explica o motivo de julho ter tido temperaturas acima das registradas nos últimos anos.

Fernando Mendes diz que, até então, o mês de julho com a média de temperatura máxima mais baixa, havia sido em 2009, quando essa média foi de 17,2º.

O meteorologista ressalta que, por conta do bloqueio dos ventos, a capital paranaense também registrou um volume de chuvas abaixo do esperado. Em julho, o volume de chuvas foi de 22 milímetros.

Fernando Mendes frisa que a média de chuvas na capital paranaense, no mês de julho, já está em queda há, pelo menos, cinco anos.

O meteorologista do Simepar afirma que, para o mês de agosto, a expectativa é de temperaturas normalizadas, seguindo a média dos últimos anos, ou seja, o frio deve aparecer.