A locação de imóveis residenciais tem batido recordes em Curitiba em 2022. Em abril, o índice de Locação Sobre Oferta (LSO) foi de 30,7%, ultrapassando os 29,3% de março, maior número registrado desde 2012, quando o Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), pertencente ao sistema Secovi-PR, iniciou essa sondagem de dados.

O vice-presidente de comercialização imobiliária do Secovi-PR, Josué de Souza, afirma que os números do Inpespar indicam que o mercado de imóveis usados na capital entrou em um ciclo de estabilização, com tendência de manutenção do alto patamar de negociações para os próximos meses.

Josué comenta que a tendência é a de que com o passar do tempo ocorra uma redução do estoque de imóveis para locação, o que significa que adquirir casas ou apartamentos para esse fim acaba sendo uma boa opção de investimento.

Nas aquisições de imóveis residenciais, o Centro de Curitiba respondeu por 11,1% das negociações realizadas em abril. Em seguida, vêm CIC (4,8%), Água Verde (4,4%) e Boa Vista (4,4%). Para compras de terrenos, o Santa Cândida foi o bairro mais procurado (17,2% das negociações), seguido por Hauer (10,3%), Bairro Alto (6,9%) e CIC (6,9%)