Menos de 30% dos paranaenses enviaram a declaração do Imposto de Renda. No total são esperadas mais de 2 milhões e 200 mil declarações no Paraná. Até esta terça foram enviadas no Estado pouco mais de 666 mil declarações.

Quem ainda não declarou agora vai ter um tempo maior para acertar as contas com o Leão. A Receita Federal prorrogou o prazo ade entrega para o dia 31 de maio. Antes, o prazo vencia no dia 29 de abril.

O prazo para quem tem imposto a pagar e deseja colocar a primeira parcela ou a quota única em débito automático no banco também foi alterado, passando de 10 de abril para 10 de maio.

As restituições seguirão o cronograma anterior, sem alteração. As datas permitidas para o débito automático passam a ser 10 de maio, para a primeira cota, e até 31 de maio para as demais.

Segundo a Receita Federal, a prorrogação foi feita para que sejam sanados eventuais efeitos decorrentes da pandemia da Covid-19 que possam dificultar o preenchimento e envio das declarações, visto que alguns órgãos e empresas ainda não estão com seus serviços de atendimento totalmente normalizados.

Quem é obrigado a declarar e não fizer a declaração, ou enviar fora do prazo, terá que pagar multa de, no mínimo, R$ 165,74, e, no máximo, o correspondente a 20% do imposto devido.

Deve declarar o imposto quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2021. O valor é o mesmo da declaração do ano passado. Vale lembrar que o Auxílio Emergencial é considerado rendimento tributável.