Apenas 1,89% da população paranaense é doadora de sangue. Em 2022, 44 mil pessoas doaram sangue em Curitiba. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

A cardiologista e professora do curso de Medicina da Universidade Positivo (UP) Chiu Braga, destaca que a doação de sangue é importante principalmente para os pacientes das UTIs.

Os tipos de sangue mais utilizados pelos bancos são O negativo e A negativo. Os homens podem doar sangue a cada dois meses, até quatro vezes ao ano, enquanto as mulheres podem fazer doações a cada três meses.

Em muitos casos pessoas recebem a bolsa de sangue quando há perda em casos de acidentes, mas também em situações de anemia.

Algumas pessoas costumam ter o receio de doar sangue. A médica esclarece que é importante que a pessoa esteja em boa saúde, sem doenças que podem ser transmissíveis por sangue.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) é o responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná.

Segundo a Secretaria de Saúde, para manter o estoque adequado do banco de sangue, o ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos completos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal) e pesar no mínimo 51 quilos.

A pessoa também deve estar descansada, alimentada e hidratada, evitando alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação.

Interessados podem procurar uma das unidades do Hemepar e apresentar documento oficial com foto.

É possível acessar os endereços para doar sangue pelo link: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue#ondedoar