Quem passar pela Praça da Paz, no centro de Guaratuba, no litoral paranaense vai perceber a estrutura feita com azulejos pintados a mão, que representam uma revoada de Guarás ganhando os céus.

As aves, que fazem parte do cenário do litoral, representam as pessoas que partiram durante a pandemia. A obra de arte foi pintada a mão pela artista plástica Birgitte Tümeller.

Além do painel de cerâmica, o visitante encontra uma placa com um QR Code que leva a um site onde estão algumas histórias das pessoas que perderam as vidas para a doença. As informações foram autorizadas pelos familiares.

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, explica que essa é uma forma simbólica de se despedir, para quem não pode dar adeus.

Roberto Justus espera que o espaço seja um marco de conscientização para os cuidados com a doença.

No memorial online, entre as 89 fotos dos moradores de Guaratuba que morreram de Covid-19, está a história do seu Luiz Nereu Pereira. A família aceitou o convite para escrever o depoimento que está no site e traz um pouco das características dele.

Os cinco filhos assinaram o texto que fala sobre a saudade nesses oito meses de ausência do pai, que deixou um exemplo de amor e trabalho.

Foram homenagens assim que tocaram o coração da artista plástica Birgitte Tümeller.