O Dia Nacional do Diabetes é lembrado nesta segunda-feira (25) e por isso especialistas nas áreas de saúde alertam para os cuidados com a doença que pode ser silenciosa em muitos casos.

A pesquisa mais recente de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel) aponta que são 9,3% com diagnóstico de diabetes em Curitiba, na frente de Porto Alegre e Florianópolis. Ao todo, o Brasil é o quinto país em incidência de diabetes no mundo e o primeiro na América Latina.

A doença é responsável pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, o que pode elevar as taxas de glicemia, causando inflamações nos vasos sanguíneos do corpo e problemas em órgãos nobres, como o coração e os rins.

A endocrinologista dos hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, Luiza Esteves, esclarece que as duas principais formas de manifestação da doença são os tipos 1 e 2.

São mais de 16 milhões de brasileiros entre 20 e 79 anos com a doença, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes.

De acordo com a Secretaria de Saúde, 5 a 10% dos casos de diabetes correspondem ao tipo 1, no qual o sistema imunológico ataca as células que produzem a insulina. Já o tipo 2 ocorre geralmente na idade adulta e possui evolução lenta dos sintomas.

O diabetes requer cuidados contínuos e um tratamento adequado. Além das mudanças no estilo de vida, como adotar uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente, o tratamento medicamentoso desempenha um papel fundamental no controle dessa condição, como explica o farmacêutico Danilo Pinheiro Stahelin.

Ao receber o diagnóstico médico e iniciar o tratamento muita gente pode ficar na dúvida sobre a melhor forma de se alimentar. Nesse período de junho e julho, por exemplo, algumas pessoas acabam mudando a alimentação em função das férias ou festas juninas. A nutricionista Pâmela Nasser pede cuidado com os carboidratos.

Independente do tipo de diabetes, com aparecimento de qualquer sintoma é importante que o paciente procure com urgência o atendimento médico especializado para dar início ao tratamento.