A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a liberação do uso da Semaglutida, também conhecida como Wegovy, para o tratamento da obesidade no Brasil. O medicamento, utilizado de forma semanal, é aplicado por meio de injeções em pacientes que tenham sobrepeso.

Em entrevista à CBN Curitiba, o médico Fernando Rodrigues contou que outros medicamentos eram utilizados, de maneira diária, para atuar no emagrecimento de pacientes. Porém, o novo remédio diminui a quantidade de aplicações para apenas uma vez na semana.

O médico disse que remédios semelhantes eram utilizados fora do indicado para a prescrição, com o objetivo de atingir o emagrecimento. Na realidade, os remédios deveriam ser direcionados para o tratamento de diabetes. A partir da novidade, os especialistas poderão prescrever algo direcionado para a perda de peso.

O novo item atua na diminuição do ritmo do trato digestivo, melhora a função do pâncreas, por meio da liberação da insulina de maneira adequada, e ajuda na melhor captação dos açúcares do sangue pelos músculos.

O médico apontou ainda que o paciente tem uma maior saciedade ao utilizar o remédio para emagrecer.

Porém, o médico alerta que todo medicamento do tipo deve ser utilizado apenas com indicação. O paciente precisa ter o apoio de endocrinologistas e até mesmo de psicólogos para emagrecer de maneira saudável.

Por: Bruno de Oliveira