Em uma semana, a média móvel de casos de Covid-19 em Curitiba aumentou 227%. Números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde da prefeitura indicam que a média de novos infectados saltou de 351, no dia 16 de novembro, para 1.148, na última quarta-feira (23).

O Laboratório de Análises Clinicas (LANAC), localizado na região metropolitana de Curitiba e litoral do Paraná, registrou aumento na procura dos testes de Covid-19 em 280% nas últimas duas semanas. A empresa, que estava realizando em média 40 testes diários, bateu a marca de 150 testes, com aumento de 33%.

O índice de novos infectados teve aumento de 142% no mesmo período. Por conta da alta de casos da doença, a prefeitura reforçou a orientação do uso da máscara após avaliação dos indicadores epidemiológicos. A medida foi anunciada pelo Comitê de Técnica e Ética Médica da pasta que cuida da saúde na cidade.

No período de festas de Fim de Ano e de Copa do Mundo, a preocupação é que os casos de contaminações aumentem. O diretor de Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira, explica como esse período pode ser prejudicial para o controle da doença.

Nesta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial em aviões e aeroportos. A medida tem como objetivo reduzir o risco de contágio de Covid-19, considerando o aumento expressivo de casos da doença nas últimas semanas. O médico da prefeitura reforça a importância da prevenção para evitar que o número de contaminados aumente.

Por: Bruno de Oliveira