A média móvel de casos da Covid-19, na comparação entre uma semana e outra, está em queda, em Curitiba, há 20 dias. Desde o dia 8 de julho, quando a média móvel era de 908 casos, até esta quarta-feira (27), quando a média móvel chegou a 477 casos, os números seguem em queda.

Um dos principais fatores para isso acontecer foi o início da vacinação com a quarta dose em adultos com 40 anos ou mais, pois, são grupos considerados economicamente ativos e, dessa forma, também são pessoas com potencial de transmissão da doença. A vacinação desse público foi iniciada no final de junho.

No dia 8 de julho, por exemplo, a taxa de reprodução da Covid-19 (taxa Rt), estava acima de um, ou seja, indicava aceleração da doença na cidade. No entanto, nesta quarta-feira, a taxa Rt estava na média de 0,73, indicando desaceleração da transmissão do vírus.

Apesar da redução, o médico infectologista Moacir Pires Ramos lembra que julho foi um período de férias escolares e que é preciso ficar atento com os próximos dias.

 

Moacir Pires Ramos também frisa a importância das doses de reforço para as faixas etárias, pois, são as doses que permitem essa redução nos casos.

 

O número de pessoas que morreram por conta da doença também seguem na média de dois, por dia, na comparação entre uma semana e outra. Nesta quarta-feira, no entanto, cinco pessoas morreram por complicações da Covid-19.

Com os novos casos confirmados, 510.263 moradores de Curitiba testaram positivo para a Covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 497.080 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença.

São 4.745 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas infectadas e com potencial de transmissão do vírus.

Até o momento, foram contabilizadas em Curitiba 8.438 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia.