A média móvel de casos confirmados de Covid-19 na capital paranaense, nos últimos sete dias, está 155% maior, na comparação com as duas semanas anteriores. Os dados são do Painel Covid da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba, desta quinta-feira (5).

De acordo com o painel, na última semana a média diária de casos foi de 503, por dia. Só nesta quinta-feira, foram registrados 638 novos casos da doença. Este foi o maior número de diagnósticos confirmados no mesmo dia desde o dia 01 de março de 2022, quando foram registrados 743 casos da Covid-19.

A capital paranaense já registra também 2.309 casos ativos da doença, ou seja, pessoas infectadas em com potencial de transmissão. Neste caso, o aumento é ainda mais significativo, na comparação com as últimas duas semanas, 229%.

A taxa de reprodução da doença (Rt) também já atinge pontuação preocupante e, nesta quinta-feira, estava em 1,69, ou seja, a cada 10 pessoas infectadas, outras 16 podem contrair a doença. A taxa Rt é um dos principais pontos a serem investigados para a adoção de medidas mais restritivas.

No início de março, quando foi registrada a regressão da doença na cidade, a taxa Rt chegou a ficar em 0,57.

No entanto, em entrevista à CBN Curitiba, na manhã desta sexta-feira (6), a secretária municipal de Saúde, Beatriz Battistella Nadas, descartou, neste primeiro momento, a volta de medidas restritivas para conter o avanço da doença na cidade.

Um alerta feito pela secretária foi de pessoas que estão infectadas e que não respeitam as medidas de isolamento.

Apesar do aumento no número de casos, Beatriz Battistella Nadas ressaltou que isso não tem refletido nos internamentos.

No entanto, a secretária ressaltou a importância da vacinação, não apenas contra a Covid-19, mas também da gripe, que está abaixo do ideal. Apenas 22% do público-alvo recebeu o imunizante contra a Influenza.

Em caso de sintomas, além do isolamento, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população entre em contato com a Central 3350-9000 para o teleatendimento.