O tempo para a abertura de uma empresa em Curitiba é de 13 horas, segundo dados da prefeitura de Curitiba a partir de informações do Mapa da Empresas, de março de 2022. O tempo é 70% mais rápido que a média brasileira que é de 1 dia e 19 horas, o equivalente é de 43 horas.

Em relação a fevereiro de 2022, o tempo da capital teve redução de quatro horas em Curitiba.
Para empresas que exploram atividades de baixo risco e médio risco, que representam aproximadamente 90% das registradas, o cumprimento dessas duas etapas é suficiente para o início do funcionamento. A inscrição no município e a emissão do alvará, quando for o caso, ocorrem de forma automática.

Em 2019, uma empresa levava em média 4 dias e 14 horas, o equivalente a 110 horas, para obter o registro em Curitiba. O tempo atualmente é 89% inferior.

Em 2022, a Prefeitura de Curitiba incluiu mais 61 atividades na chamada Lei da Liberdade Econômica, que dispensa licenciamento para atividades consideradas de baixo risco.

Com isso, o número de atividades incluídas nesse parâmetro na cidade passou de 545 para 606. Essas empresas ficam dispensadas de alvará de licença para localização, licença sanitária e licenciamento ambiental.

Entre os incluídos na lista estão atividades de organizações associativas e sindicais, serviços de malote, academia de artes marciais e algumas atividades esportivas, organização de excursões, transporte de mudanças.

Das empresas que abriram em março de 2022, 5.738 foram microempresas. Curitiba tem, ao todo, 331.815 empresas ativas.