Os atendimentos realizados pela Central 156 cresceram 73,5% nos cinco primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Na média, a central foi acionada diariamente pouco mais de 24 mil vezes pelos diferentes meios este ano.

Em março a central bateu recorde de atendimento em um único mês, com mais de 1 milhão de contatos.
Os atendimentos na central se dividem em dois grupos: consultas de informações (que são resolvidas pelo próprio atendente ou estão disponíveis automaticamente) e pedido de serviços (que são encaminhados para os órgãos responsáveis).

Pedidos de informação representaram 93% dos atendimentos este ano. O setor de transporte público foi responsável pela maior parte desses contatos, com 95% dos pedidos – ou mais de 3,2 milhões de atendimentos, referentes a horários e itinerários de ônibus, cartão transporte e bilhetagem eletrônica.

A forma como a população utiliza a central varia de acordo com o que cada um quer. Enquanto as solicitações de informação são feitas majoritariamente pelo app, os pedidos de serviços, que normalmente exigem uma descrição mais detalhada, vêm ocorrendo na maioria (66,7%) pelo telefone.

O serviço foi criado em 1984. Em 2019 foi criado um aplicativo que em pouco tempo se tornou o meio mais acessado da central. Atualmente o app tem hoje pouco mais de 100 mil usuários ativos.

As solicitações de serviços somaram 269.868, o que representa 7,3% do total. Normalmente, este tipo de pedido envolve situações mais complexas, que são encaminhadas para os órgãos responsáveis.

Diariamente, na média do ano, a população vem solicitando este ano 1.800 serviços, como reparos na iluminação pública, abordagem social, coleta de resíduos, podas de árvores, tapa-buraco, entre outros. A central reúne 1.975 serviços de todas as áreas da administração.

Com informações da assessoria