A obra de recuperação da orla de Matinhos está 70% concluída, de acordo com balanço mensal divulgado nesta quarta-feira (1º) pelo Instituto Água e Terra (IAT), em parceria com o Consórcio Sambaqui, o grupo de empresas responsável pelo projeto.
De acordo com o relatório, três estruturas devem ser finalizadas nos próximos dias. Segundo o cronograma inicial, as microdrenagens estão previstas para começarem em março, com o fim da temporada de verão.
A obra de revitalização da orla de Matinhos é realizada em duas etapas. A primeira envolve o engordamento da faixa de areia, implantação de estruturas marítimas, canais de redes de drenagem e plantio de espécies nativas.
O projeto também conta com melhorias nas vias. O objetivo é minimizar os impactos gerados pela junção de ocupações mal planejadas e fenômenos naturais, como chuvas fortes e ressacas, que geralmente atingem o Litoral.
Na segunda etapa, ainda sem previsão de data, serão recuperados outros trechos de Matinhos com instalação de ciclovia, pista de caminhada e de corrida.