O grande número de pais e responsáveis levando crianças fora das faixas etárias anunciadas para vacinação contra o novo coronavírus fez a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba suspender a vacinação deste público nesta sexta-feira (28).

De acordo com a pasta, nos últimos dois dias, mais de quatro mil crianças fora da idade convocada para imunização foram até os pontos de vacinação para receber a primeira dose do imunizante pediátrico.

Por conta disso, a suspensão nesta sexta-feira acontece, segundo a secretaria, para que seja reorganizado o fluxo de convocação das crianças.

Em um vídeo divulgado na noite desta quinta-feira (27), a secretária municipal de saúde, Márcia Huçulak, falou que a suspensão da vacinação é para que seja feita a mudança de estratégia na imunização das crianças.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, como forma de evitar que crianças fora da faixa etária convocada compareçam novamente nos pontos de vacinação, não será feita a repescagem de doses na próxima semana.

Dessa forma, na segunda-feira (31) serão vacinadas crianças nascidas entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2014. Na terça-feira (1), serão atendidas crianças que nasceram entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2014.

A vacinação das crianças é feita em dez pontos exclusivos de vacinação, das 8h às 17h. A orientação é que pais ou responsáveis façam o cadastro antecipado das crianças no aplicativo Saúde Já e confiram o endereço dos pontos de imunização no site imunizaja.curitiba.pr.gov.br.