Em entrevista a CBN Curitiba nesta sexta-feira (5), a secretária municipal da saúde de Curitiba Márcia Huçulak falou sobre o atual estágio da pandemia de Covid-19 na capital e as medidas atuais, publicadas no decreto mais recente da Prefeitura, que reduziu ao mínimo as restrições de circulação na cidade pelos próximos 15 dias.

Márcia Huçulak ressaltou que as medidas não liberam a sociedade para a vida normal pré-pandemia, é sim um momento de maior proximidade com a normalidade, mas ainda com o uso de máscara em todo e qualquer lugar.

A exceção ao uso da máscara, segundo a secretaria, é somente para o ambiente familiar e desde que não haja nenhuma suspeita de sintomas respiratórios.

Márcia Huçulak diz ainda que para que o período de 15 dias de teste com restrições mínimas seja bem-sucedido é preciso que a população colabore. Ela convida a população para que continue buscando a imunização e ressalta que os casos graves de Covid-19 neste momento, vem ocorrendo em pessoas que não foram vacinadas.

A secretaria diz também que o atual decreto pode ser reavaliado a qualquer momento e inclusive retroceder, voltando a ter medidas mais restritivas.

Sobre um possível cenário em que a população possa deixar de usar a máscara, a secretária descarta que isso possa acontecer neste momento. Ela lembra que o novo coronavírus continua circulando.

Marcia Huçulak lamentou que a maior parte das mortes por Covid-19 depois do mês de julho tenha ocorrido em pessoas que não tomaram nenhuma dose, ou apenas uma dose da vacina.

A secretária lembrou aos pais e responsáveis que há outras doenças ocorrendo na cidade com o retorno das crianças as escolas e creches. Para evitar estas doenças basta buscar a vacinação nos postos de saúde.

Nesta sexta-feira estão sendo vacinados os adolescentes nascidos em 2008. A previsão da secretaria é concluir a imunização dos adolescentes até a próxima semana.

Apesar de não constar no novo decreto o distanciamento social continua sendo recomendado pela secretaria municipal de saúde e pelo comitê de ética médica de Curitiba.