A manutenção de carros com mais de 10 anos de uso deve fazer parte da rotina dos proprietários desses veículos. A revisão periódica pode significar prevenção de acidentes e menos emissão de poluentes. O alerta faz parte do mês de conscientização da Manutenção Preventiva de Veículos Automotores, em junho.

35% da frota do Paraná tem mais de 20 anos

O Paraná tem hoje mais de 3 milhões de veículos com idade superior a 20 anos de uso, segundo dados do Detran/PR. Dos 8,7 milhões de veículos ativos no Estado, mais de três milhões foram fabricados até o ano de 2004, o que representa 34,5% de toda a frota circulante – um indicativo claro da necessidade de manutenção preventiva.

Multa

Além dos riscos à segurança, a falta de manutenção também pode trazer prejuízos legais. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo em mau estado de conservação é infração grave. A penalidade é multa de R$ 195,23, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo até a regularização.


SAIBA MAIS


A importância da manutenção foi destacada por Sandro Cruppeizaki, presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Paraná (Sindirepa-PR), em entrevista à CBN Curitiba.