Inúmeros cães resgatados em uma operação da Polícia Civil, na semana passada, serão enviados para adoção neste sábado (28) em um evento que será realizado em Curitiba. Cerca de 50 cães estarão disponíveis para quem quiser levar para a casa.

Em 19 de janeiro, cerca de 300 cães em situação degradante foram resgatados de um imóvel no bairro São Lourenço. A ação foi a maior registrada no Paraná e a proprietária dos animais foi presa em flagrante por maus-tratos.

O resgate contou com o apoio da prefeitura de Curitiba e o Instituto Fica Comigo acolheu boa parte dos animais. Os cães serão expostos no estacionamento da de material de construções Nichele, na Rua Mateus Leme, número 3.690, no bairro São Lourenço.

A adoção poderá acontecer de 10h às 17h, mas deve ser realizada de maneira responsável. O tutor precisa ser maior de 18 anos e ter condições financeiras para sustentar os animais. A presidente do instituto, Carla Negochdle, explicou que os animais foram cuidados para poderem ser enviados para a adoção.

A Polícia Civil havia identificado que os cães eram vítimas de maus-tratos e não tinham acesso à água e alimento. Os cachorros estavam em um pequeno espaço e muitos viviam dentro de caixas. O instituto é parceiro da Rede de Proteção Animal e auxiliou nos cuidados para a recuperação dos cães.

A cuidadora explicou ainda que para cuidar de um cachorro, o proprietário precisa estar ciente das necessidades e responsabilidades para com o animal. A falta de cuidados pode prejudicar a saúde do cachorro e até mesmo aumentar o número de abandonos, um grande problema para as cidades na atualidade.