O congestionamento na BR 277 na entrada de Paranaguá, litoral do estado, passou de 6 km na manhã desta sexta-feira (26), segundo a Ecovia, concessionária que administra o trecho. Perto das 11h a Polícia Rodoviária Federal (PRF) liberou as pistas da rodovia.

Desde o fim da noite de quinta-feira (25), manifestantes bloquearam a entrada e saída de veículos no pátio de triagem no Porto da cidade. A manifestação é organizada pelo Sindicato dos trabalhadores do Porto.

Segundo a Portos do Paraná todos os caminhões que descem a serra já cadastrados no sistema carga online da empresa, que permite dar entrada no Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá têm acesso ao local. A orientação é para que os motoristas permaneçam estacionados até que possam seguir o fluxo normal até a descarga nos terminais do Corredor Leste de Exportação.

Por meio de nota, a empresa pública informou que o serviço de classificação obrigatório segue paralisado em decorrência da manifestação. Apenas uma cancela está liberada para a entrada dos caminhões. A equipe do Pátio de Triagem segue trabalhando desde a madrugada para tentar reduzir os impactos do fechamento do pátio.

No fim da manhã desta sexta-feira (26), das 900 vagas existentes no pátio, 375 estavam ocupadas pelos caminhões. De acordo com a Diretoria de Operações do Porto, o local consegue absorver todos os veículos já cadastrados para hoje (26).

A Portos do Paraná informa que já ingressou com ação de interdito proibitório – com pedido liminar na Vara da Fazenda Pública de Paranaguá –  para restabelecer e garantir a operação portuária, assim como a livre circulação de caminhões no pátio de triagem.