No intervalo do jogo deste sábado (8), na Neo Química Arena, em São Paulo, o volante Erick afirmou que o Athletico entrou em campo desligado, ao falar do placar parcial de 2 a 0. Na segunda etapa, Erick fez gol, o rubro-negro atacou mais, mas não evitou a derrota: 2 a 1 foi o resultado pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

O time paulista saiu de campo em segundo lugar, com 54 pontos, e o paranaense em sexto, com 48. Ambos podem perder posição com os resultados deste domingo (9).

Trinta e oito mil torcedores comemoraram logo aos cinco minutos o primeiro gol: Fagner cobrou escanteio e Balbuena cabeceou perto da segunda trave. Aos 21, Róger Guedes ampliou através de um pênalti marcado após Ramiro ser atingido por Hugo Moura. A infração foi apontada depois de uma consulta do árbitro Anderson Daronco ao vídeo.

Entre um e outro gol corintiano, o Athletico teve uma chance com um cabeceio de Erick, mas a bola passou por cima do travessão. Nos acréscimos do primeiro tempo, Pedro Henrique quase descontou em duas finalizações que saíram perto da meta: no primeiro, após o chute do zagueiro rubro-negro, a bola desviou em Balbuena; no segundo, Pedro Henrique tentou de cabeça.

Os goleiros se destacaram na primeira metade do segundo tempo. Bento espalmou após um forte chute de Yuri Alberto de dentro de área; e Carlos Miguel fez o mesmo após duas tentativas de Terans: na primeira, com uma bomba de fora da área; na segunda, de cabeça. Carlos Miguel substituiu Cássio, que foi poupado para a decisão da Copa do Brasil, que começa na próxima quarta-feira (12), entre Corinthians e Flamengo, às 21h45, também na Neo Química Arena.

O gol rubro-negro aconteceu aos 35 minutos: Cuello cobrou escanteio e Erick cabeceou próximo da primeira trave. E, aos 49, no último lance, Abner aplicou um voleio e quase empatou. A bola passou perto da trave direita de Carlos Miguel.

Antes da final da Libertadores, contra o Flamengo, no dia 29, um sábado, em Guayaquil, no Equador, a equipe do técnico Luiz Felipe Scolari disputa mais três partidas pela Série A. Os adversários são: Coritiba (dia 16, às 19h, na Arena da Baixada), Bragantino (dia 22, às 16h30, em Bragança Paulista) e Palmeiras (dia 25, às 21h45, na Arena).

No Atletiba, Felipão poderá escalar o zagueiro Thiago Heleno, que cumpriu suspensão neste sábado. Além de Thiago Heleno, não viajou para São Paulo o volante Fernandinho, poupado por opção do treinador.

CAMPEONATO BRASILEIRO – Série A
31ª rodada
Sábado, 8/10 – 21h – Neo Química Arena, em São Paulo
CORINTHIANS 2 x 1 ATHLETICO
Gols do Corinthians: Balbuena aos 5 minutos e Róger Guedes aos 21 do 1º
Gol do Athletico: Erick aos 35 minutos do 2º tempo
Árbitro: Anderson Daronco, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correia e Rafael da Silva, todos do Rio Grande do Sul
Árbitro de vídeo: Rafael Traci (SC)
Cartões amarelos: Ramiro (Corinthians)
Renda: R$ 2.037.096,00
Público: 38.403 pagantes
Corinthians: Carlos Miguel; Fagner (Rafael Ramos), Balbuena, Robert Renan e Lucas Piton; Fausto Vera, Ramiro (Du Queiroz), Giuliano (Maycon) e Mateus Vital; Adson (Mosquito) e Róger Guedes (Yuri Alberto); técnico: Vítor Pereira.
Athletico: Bento; Orejuela (Khellven), Pedro Henrique (Matheus Felipe), Nico Hernández e Abner; Erick, Hugo Moura (Alex Santana) e Terans; Canobbio (Cuello), Vitor Roque (Pablo) e Vitinho; técnico: Luiz Felipe Scolari.