A expectativa é que até dois milhões de turistas desçam ao Litoral do Paraná durante a temporada, segundo o governo do estado. A maior preocupação é o trecho em obras da BR-277 e também a liberação da estrada da Graciosa, principais acessos às sete cidades da região. O governador Ratinho Junior, anunciou em coletiva, durante o lançamento da Operação Verão, que mais uma faixa da BR deve ser liberada até terça (20).
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) estuda liberar uma nova faixa até o dia 20 de dezembro, porém não há previsão da liberação total da via. Segundo o governador as obras devem começar neste domingo (18). Os serviços nos kms 39 e 41 da BR-277 passaram para gestão do órgão após um acordo com o Governo Federal, que alegou falta de recursos para execução no trecho. O governador pontuou que não era possível dar início as obras antes, já que a responsabilidade anterior era do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT).
O incidente aconteceu a cerca de dois meses, com o desmoronamento de rochas no km 41. Depois, novas chuvas ocorridas em 28 de novembro fizeram mais dois pontos de deslizamento na BR-277. O trânsito na região tem enfrentado engarrafamentos constantes, com filas chegando aos 10 km e um tempo médio entre Curitiba e Paranaguá de aproximadamente 4 horas, em períodos de maior fluxo.