O deputado Arilson Chiorato (PT) foi chamado para integrar a equipe de Infraestrutura do governo de transição, do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O parlamentar, disse que vem participando de reuniões desde quarta-feira (30), junto com a equipe técnica, coordenada pela ex-ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão Miriam Belchior.

Além de Chiorato, o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca também integra a equipe de transição na área de educação. Gleisi Hoffman, presidente nacional do PT, que vai atuar na Coordenação de Articulação Política. Já o deputado federal reeleito Ênio Verri (PT) vai trabalhar no Planejamento, Orçamento e Gestão. Nas Comunicações está Paulo Bernardo, ex-ministro e marido de Gleisi.

A londrinense Márcia Lopes, vai trabalhar ao lado do deputado André Quintão (PT) e da economista Tereza Campelo sob a coordenação da senadora Simone Tebet (MDB) na área da Assistência Social. O deputado federal reeleito Aliel Machado (PV) anunciou que foi oficializado como integrante da equipe de Esporte.

A equipe de transição está prevista em lei e serve para que os integrantes tenham acesso a documentos e informações do atual governo. A equipe de Lula foi dividida em 31 áreas temáticas. O presidente eleito tem o direito de nomear 50 cargos remunerados, além de contar com trabalho de voluntários.