87% dos visitantes do litoral do Paraná na temporada de verão deste ano são do próprio estado, 11% são de outros estados, principalmente São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul e 1% são turistas estrangeiros, principalmente da Argentina e do Paraguai.

Esses dados fazem parte do balanço apresentado pela Secretaria do Turismo do Paraná nesta quarta-feira.

A coleta dos dados ocorreu entre os dias 1º e 30 de janeiro, envolvendo 3 mil pessoas e resultou em uma amostra final de 2.776 entrevistas respondidas pelo público que foi até os postos de informações turísticas de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná e às estruturas de informações turísticas itinerantes em Antonina, Morretes e Paranaguá.

A maioria dos visitantes permaneceu no Litoral entre cinco a sete pernoites (28,2%), enquanto 18,2% ficaram entre três e quatro noites, 15,9% entre oito e dez noites e 10% ficaram apenas um dia.

Guaratuba foi o principal destino: 37,6% dos visitantes pernoitaram no município, contra 34,2% em Pontal do Paraná e 23,7% em Matinhos.

O levantamento traz também uma avaliação da infraestrutura turística. Cerca de 37,2% ficaram em casa própria, 26,8% em imóvel alugado e 14,7% em imóvel de parentes ou amigos. A sondagem ainda afirma que 85,3% já conheciam o Litoral do Paraná.