No próximo sábado (20), postos de saúde de todo o país farão parte da campanha “Mega Vacinação” lançada nesta terça-feira (16) pelo Ministério da Saúde. Conforme a pasta, mais de 21 milhões de brasileiros não retornaram para receber a segunda dose do imunizante contra a Covid-19.

Em Curitiba, segundo dados levantados até o dia 11 de novembro pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do total de 1.325.881 pessoas que deveriam ter recebido a segunda dose da vacina contra o novo coronavírus, mais de 78 mil não compareceram aos postos de saúde, o que significa uma taxa de faltosos de quase 6%.

A secretária municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, frisou a importância das pessoas procurarem as unidades de saúde para receberem a segunda dose do imunizante para concluir o ciclo vacinal.

Em entrevista à CBN Curitiba, o secretário estadual de Saúde do Paraná, Beto Preto, lembrou que de 3% a 5% da população paranaense decidiu não receber a segunda dose. Além disso, cerca de 3% da população apta a receber os imunizantes escolheu não receber nem a primeira dose.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, a capital paranaense deve participar da campanha caso sejam enviadas doses para a população.

O médico José Rocha Faria Neto ressalta que a vacinação e a manutenção das medidas de prevenção, como o uso de máscara e álcool em gel são fundamentais para que o cenário continue melhorando.

Segundo o vacinômetro nacional, em todo o Paraná foram aplicadas 8.894.830 primeiras doses e 7.289.088 segundas doses.