As micro e pequenas empresas geraram mais de 74% dos empregos no Paraná no mês de outubro. As micro e pequenas empresas paranaenses contrataram 8.880 pessoas durante o mês de outubro. O aumento é de cerca de 2% em relação ao mês de setembro. O total do ano é de pouco mais de 85 mil vagas geradas nesse segmento. Os dados são do Sebrae, a partir do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged.
Quanto aos setores que mais geraram emprego, o segmento de serviços se mantém na liderança, com 3.807 vagas geradas por MPE em outubro. Na sequência, aparecem o comércio (2.596) e a indústria da transformação (1.686).
Em relação à Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE), os três que mais geraram postos entre micro e pequenas empresas foram: transporte rodoviário de carga (512); serviços combinados de escritório e apoio administrativo (397); e restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas (378).
Dados nacionais
O Brasil alcançou, no último mês de outubro, a marca de 1,78 milhão de novos empregos gerados desde o início do ano. Desse universo, quase 71% foram criados pelas micro e pequenas empresas, o que corresponde a aproximadamente 1,26 milhão de novos postos de trabalho. Já as médias e grandes geraram 372,4 mil vagas, o que equivale a cerca de 21% do total de empregos.
*Com informações do Sebrae.