Entre 16 de dezembro de 2023 e 14 de janeiro deste ano, mais de 570 crianças que se perderam nas praias do Paraná foram localizadas, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros. O levantamento faz parte das estatísticas da Operação Verão, realizada no Litoral, que ainda apontou a distribuição de aproximadamente 9 mil pulseiras de identificação.
No último domingo, a Polícia Civil do Paraná encontrou uma criança, de 4 anos, que desapareceu na Praia Central de Guaratuba. A menina foi encontrada rapidamente, apenas alguns minutos depois da indicação de estar perdida, pelos policiais que foram comunicados pela mãe da criança sobre o desaparecimento.
De acordo com a Polícia Civil, a equipe foi acionada e logo saiu em busca da menina. Após alguns minutos, encontrou-a na areia da praia.
SAIBA MAIS:
- Alto número de afogamentos liga alerta para cuidados com as crianças em praias e piscinas
- Verão exige cuidados extras com a pele
- Secretaria de Estado da Saúde alerta para cuidados em acidentes com águas-vivas e caravelas
Somente no último fim de semana, entre sexta-feira (12) e domingo (14), foram 43 crianças localizadas e mais de 460 pulseirinhas distribuídas aos pais ou responsáveis por crianças que estavam nas praias.
As pulseiras podem ser retiradas nos 96 postos de guarda-vidas que estão espalhados em todo o Litoral paranaense. Nela ficam registrados o nome da criança e o contato dos responsáveis. A capitã do Corpo de Bombeiros que atua na Operação Verão, Débora Kolossoskei, explicou a importância do uso das pulseiras pelas crianças e qual o procedimento que as pessoas devem adotar ao encontrar uma criança na praia.
A capitã do Corpo de Bombeiros também falou sobre algumas atitudes que são publicadas nas redes sociais, que podem ajudar os pais a localizar uma criança que se perdeu.
A Polícia Civil reforça a necessidade do cuidado com as crianças, principalmente na época de alta temporada, em lugares com aglomeração de pessoas. Entre algumas dicas repassadas, duas se destacam, como o reforço da utilização das pulseirinhas de identificação e também a marcação de um ponto de encontro, caso a família se separe.
Na última edição da Operação Verão, entre dezembro de 2022 e março de 2023, foram localizadas 549 crianças e distribuídas 11.800 pulseiras de identificação.