A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou, neste sábado (4), a devolução de 430 celulares que haviam sido furtados ou roubados e foram recuperados em ações policiais em Curitiba e também na Região Metropolitana. Com essa iniciativa, a Polícia Civil soma 760 aparelhos entregues aos seus donos em todo o estado, somente neste ano.
Todos os dispositivos foram localizados pelas equipes da PCPR durante investigações de crimes ocorridos na capital e nos municípios vizinhos.
SAIBA MAIS:
Aparelhos identificados pelo IMEI
A identificação dos proprietários foi possível por meio da análise dos Boletins de Ocorrência e do número único de série de cada aparelho, o IMEI. As vítimas foram contatadas e compareceram para retirar seus bens, conforme explicou o delegado responsável, Fernando Zamoner.
A ação faz parte do Projeto RecuperaCel, uma iniciativa da PCPR que utiliza sistemas de rastreamento e análise de dados para localizar celulares desviados, o que reforça as ações da Polícia Civil e auxilia na redução da criminalidade.
De acordo com Fernando Zamoner, o trabalho de recuperação dos aparelhos complementa a investigação, além de ser uma possibilidade de observar mercados ilícitos.
Em Cascavel, foram 330 celulares recuperados
Essa foi a segunda grande devolução do projeto, que havia restituído 160 aparelhos em Cascavel, em maio. Neste sábado, foram mais 160 celulares devolvidos aos donos.








