Mais de 35 mil carteiras de habilitação estão em unidades do Detran-PR aguardando a retirada dos donos. O documento, enviado ao endereço do cidadão, retorna à unidade remetente do departamento quando os Correios não conseguem entregar após três tentativas e após os 20 dias de armazenamento na agência postal.

Para fazer a retirada, basta comparecer diretamente na unidade do Detran do município, das 8h às 14h, de segunda-feira a sexta-feira, sem a necessidade de agendamento de horário. É necessário apresentar um documento original com foto, podendo ser a CNH antiga.

Se for retirada por um representante, ele deve estar com uma via de procuração reconhecida em cartório com a cópia do documento do solicitante. O diretor-geral do Detran, Wagner Mesquita, destaca a importância de ter o documento físico para evitar problemas.

A primeira habilitação, assim como os demais processos do Detran, gera um documento e, junto, um código postal de rastreio. Esses documentos são entregues pelos Correios no endereço cadastrado no sistema. As tentativas frustradas acontecem pela ausência do responsável no endereço informado no momento da entrega ou pelo endereço incorreto no sistema.

Além disso, para que seja possível a utilização da CNH digital, é necessário o QR Code presente na versão impressa. Se a CNH foi emitida antes de maio de 2017, o porte do documento impresso ainda é necessário para fins de fiscalização.

Circular sem os documentos de porte obrigatório é uma infração leve, prevista no Código de Trânsito Brasileiro, que gera a penalidade de multa no valor de 88 reais e 38 centavos, retenção do veículo e três pontos na carteira.