Ao menos 58 municípios do Paraná foram atingidos pelos temporais, vendavais e chuvas de granizo registrados no estado desde a última terça-feira (3). São 33 mil pessoas afetadas até agora, de acordo com o Boletim da Defesa Civil Estadual. Mais de 3.500 pessoas permanecem desabrigadas, após deixarem suas casas em virtude do desastre. Elas estão em abrigos públicos. 1.822 paranaenses estão desalojados, utilizando a casa de parentes ou amigos como abrigo.

A chuva não deve deixar o território paranaense, pelo menos até o primeiro dia do feriado prolongado. Na quinta-feira (12) há um alerta para temporais, principalmente na região de Curitiba e litoral, segundo o Simepar. O indicativo é de que o acumulado chegue próximo dos 50 milímetros, abaixo do registrado na semana passada, quando as chuvas causaram estragos por todo o Paraná, como explica o meteorologista Fernando Mendes, do Simepar.

Apesar disso, o predomínio do clima nos próximos cinco dias deve ser de uma massa de ar frio, derrubando as temperaturas.

Quem pretende curtir o feriado no litoral paranaense deve se preparar para os termômetros perto da casa dos 20 graus, com a possibilidade de chuvas isoladas na região.