Cerca de 320 postes foram trocados em Curitiba, apenas em 2023, por conta de acidentes de trânsito, segundo registros da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Além do perigo enfrentado pelo motorista durante o acidente, a população também sofre com os prejuízos causados pela queda de energia.

Nesta terça-feira (23), um caminhão arrebentou parte da fiação elétrica enquanto trafegava entre as ruas Vereador Elias Karam e Arhur Martins Franco, no bairro Fazendinha. O acidente causou focos de incêndio em alguns postes, além da queda de energia para 2,9 mil consumidores.

Acidentes que envolvem a queda da fiação na rua, como nesse caso, também são motivos de alerta para a população em relação aos choques elétricos e curtos-circuitos.

SAIBA MAIS:



Um cenário que não é tão incomum em acidentes é a queda dos fios sobre automóveis. Quando isso acontecer, é crucial não se aproximar do veículo. Se o motorista estiver dentro do carro, é preciso permanecer no veículo até a retirada dos fios. O engenheiro eletricista, Alysson Nunes Diógenes, explica que os carros funcionam como gaiolas, que protegem a pessoa da eletricidade.

Já para as pessoas que se encontram dentro de casa ou do lado de fora de imóveis, é necessário permanecer longe desses fios e observar se os cabos não estão encostando em alguma região molhada, o que pode aumentar as chances de choques elétricos.

A mesma atenção é necessária em casos da queda de postes em cima dos veículos. O condutor que sofrer este acidente deve acionar o Corpo de Bombeiros e manter a calma. Segundo a tenente do Corpo de Bombeiros, Ivna Caroline Dias, é possível que os cabos arrebentados sem movimentem sozinhos por causa da alta energia conduzida.

Em casos de queda da fiação, o contato com a Copel deve ser feito pelo número 0800 51 00 116. Se houver registro de incêndios, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo número 193.