A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deu início nesta quinta-feira (19) a uma operação para resgatar ao menos 300 cães que viviam em situações insalubres, em uma casa no bairro São Lourenço, na capital paranaense. A dona da residência não mora no local e não costumava ir com frequência cuidar dos animais.
A polícia identificou que os cães sofriam maus-tratos, viviam sem água e alimento. Eles viviam em cima das próprias fezes e urina. De acordo com a investigação, os animais estavam em um local apertado, sem espaço entre eles. Em casos mais graves, diversos cães viviam há anos dentro de caixas de transporte para viagens e por isso não sabem mais andar.
De acordo com o delegado Guilherme Dias, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente da PCPR, reforça a importância da denúncia da população para a resolução deste tipo de crime. O boletim de ocorrência pode ser feito de forma on-line no site da PCPR. A denúncia também pode ser feita de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181 ou pessoalmente na delegacia mais próxima.
A ação foi feita em conjunto com a Prefeitura de Curitiba e os animais serão encaminhados para os cuidados do Instituto Fica Comigo, parceiro da Rede de apoio, que deve assumir a rotina de cuidados diários dos animais até a recuperação, com o apoio da Rede de Proteção para a garantia de alimentação e continuidade das castrações, até disponibilizá-los para adoção responsável.
Com informações da assessoria