De acordo com a Receita Federal, em relação à estimativa de declarações que seriam entregues no Paraná, o estado já superou o esperado, que era de aproximadamente 2,5 milhões de declarações. Até o momento, mais de 2,5 milhões declarações foram computadas no site da Receita.
O Paraná está entre os cinco estados que mais entregaram declarações do Imposto de Renda até o momento. Fica atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Este ano, o contribuinte tem algumas facilidades, como escolher a declaração pré-preenchida ou receber a restituição por Pix. De acordo com a Receita Federal, a escolha do cadastro pré-preenchido facilita a verificação dos dados já existentes e também a inserção ou a alteração de novas informações.
Outra novidade, adotada pela Receita Federal, facilita o preenchimento da documentação para as pessoas que acabam fazendo várias declarações para amigos e familiares. Isso acontece a partir de uma autorização feita pelo contribuinte para que outra pessoa tenha acesso aos seus dados.
Mais uma dica que foi passada pelo órgão é para os cuidados que o contribuinte deve ter em não omitir nenhuma informação sobre todos os rendimentos, como salário, aluguel ou investimentos.
O conselheiro e coordenador-adjunto da Comissão Nacional do Imposto de Renda Pessoa Física, Maurício Cândido lembrou que omitir dados pode levar a declaração a cair na malha fina da Receita Federal.
Então, a dica que damos hoje é para que o contribuinte faça a declaração, mesmo que fique incompleta e depois retifique, atualizando o que ficou pendente. Pois assim, pelo menos, entrega dentro do prazo e não paga multa. O contribuinte que não fizer o envio da declaração até as 23h59, desta quarta-feira (31), pode pagar uma multa que varia de R$165,74 a até 20% do imposto devido.