Mais de 1,1 milhão paranaenses não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Foi o que apontou um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgado nesta quinta-feira. Os dados mostraram que a população idosa foi a que mais deixou de voltar para receber a segunda dose do imunizante.

A pesquisa levou em consideração as pessoas que tomaram a primeira dose e por algum motivo não especificado não voltaram para tomar a segunda. Esses dados ainda são preliminares, pois o balanço considera um possível atraso das informações repassadas pelos 399 municípios paranaenses ao Ministério da Saúde, que regula o sistema de informações.

Na avaliação por idade, os que mais deixaram de tomar a segunda dose foram os idosos. Do total, 523.799 pessoas, o que corresponde a 44% dos faltosos, têm 95 anos ou mais, 168.194 entre 90 e 94 anos. Conforme a idade vai diminuindo, também diminui o número de faltosos, 250 pessoas quem tem entre 20 e 24 anos deixaram de tomar a segunda dose da vacina, e entre 18 e 19 anos são apenas 36 faltosos.

Em Curitiba, a prefeitura informou que o município tem uma taxa de faltosos de 5,3% para a segunda dose, número considerado aceitável. As equipes das unidades de saúde têm realizado a busca ativa por telefone. Além disso pessoas identificadas como faltosas também recebem mensagem de alerta sobre a pendência do registro vacinal pelo aplicativo Saúde Já.

O número de faltosos em todo o Estado foi debatido durante a 5ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada nesta quarta-feira. A Secretaria de Estado da Saúde e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná estipularam uma série de reforços nas ações de Vigilância em Saúde.

Entre as medidas, o setor de Imunização da Sesa fez uma apresentação com o panorama da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Paraná. Os dados mostraram a necessidade de busca ativa por parte dos municípios para aplicação da segunda dose nos paranaenses que não voltaram para completar o esquema vacinal. Como enfatizou o Secretário de Saúde, Beto Preto.

O Vacinômetro Nacional, apontou que o Paraná já aplicou mais de 17 milhões de doses e está entre os cinco estados que mais aplicaram a primeira dose, com quase 9 milhões de imunizantes administrados. Além disso, é o sexto Estado que mais completou o esquema vacinal na população. De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, 67% da população já tomou as duas doses da vacina.