O Desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura destacou a participação de mais de 100 mil jovens que têm entre 16 e 17 anos, para quem o voto é facultativo, que se alistaram este ano no Paraná. Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Coimbra de Moura, esses jovens foram estimulados pelas campanhas da Justiça Eleitoral e destacou que esse número vai subir ainda mais, pois os pedidos enviados nos últimos dias antes do final do prazo ainda estão em análise no tribunal.

Outro dado que chama a atenção é o fato de que, em 2020, apenas 36 mil jovens dessa faixa etária tiraram o título de eleitor. Um aumento de quase 300% de novos títulos de jovens desta idade.

O cientista político, Emerson Cervi, explicou que esse aumento se deve às campanhas feitas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além do nível de insatisfação dos eleitores.

 

Essa faixa etária dos eleitores representa pouco mais de 1% do total de votantes no país, segundo Emerson Cervi.

O presidente do TRE também destacou o programa Universidade Amiga, que incentiva o trabalho de universitários como mesários durante as eleições.

As instituições de ensino superior que tiverem interesse em participar do programa podem acessar o termo de adesão no site do TRE Paraná. Como explicou o Desembargador Coimbra de Moura, que também destacou que em 2022 a Justiça Eleitoral vai precisar de 110 mil mesários em todo o Estado.