Apesar do grande número de eleitores, no maior local de votação de Curitiba, o fluxo foi normal durante a manhã.

O estacionamento da Universidade Tuiuti do Paraná foi aberto aos eleitores às 8h, com sinalização e funcionários organizando o trânsito. Maior local de votação de Curitiba com 12.687 eleitores, o espaço reúne um grande número de voluntários convocados para trabalhar pela Justiça Eleitoral. Carlos Valente é engenheiro civil e ficou na entrada, recepcionando as pessoas.

 

Entre as principais dúvidas respondidas por ele, estava o desconhecimento sobre diferença entre seção e zona eleitoral. Seção eleitoral é o local onde o eleitor vota, na urna eletrônica. Zona eleitoral é a região dentro do estado, gerenciada por um cartório eleitoral. Carlo não quis trabalhar nas eleições de 2016, mas desta vez, aceitou o desafio.

 

As irmãs Luana e Mariana Kaviski, decidiram ir votar juntas durante o período da manhã. Por segurança, elas optaram não usar roupas de cores específicas ou adesivos políticos. As duas reclamaram da polarização que levou aos ataques políticos. Mariana diz que o nível ficou abaixo do esperado.

Luana também fez críticas.

Até o momento, o fluxo é tranquilo nas 36 seções eleitorais montadas na Universidade Tuiuti do Paraná. Não houve registro de brigas e nenhuma urna eletrônica teve que ser substituída.