O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao palco montado para o discurso neste sábado (17), no centro de Curitiba, perto do meio-dia. Centenas de apoiadores e simpatizantes aguardavam no calçadão da Rua XV de Novembro e em ruas próximas.

A mobilização na região central da cidade começou logo cedo, antes das 8h. Houve bloqueios de algumas ruas para isolar a área próxima ao local onde o candidato fez seu discurso e agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) orientaram os motoristas que circulavam pela região.

A organização montou um esquema de segurança para quem participou do comício, com revista e uso de detector de metais.

A Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp) informou que o esquema policial ficou aos cuidados da Polícia Federal, por ser um candidato presidenciável, e também contou com o apoio da Polícia Militar e demais forças de segurança.

Em seu discurso, Lula disse que é preciso recuperar os níveis educacionais do Brasil, com escolas em tempo integral e promover a valorização dos professores, para que tenham uma remuneração melhor.

O candidato do PT também abordou temas, como o piso salarial da enfermagem, a qualidade da merenda escolar, igualdade social e liberdade religiosa. Também citou sobre o combate à violência contra a mulher e o respeito à comunidade LGBTQIA+.

Lula disse que respeita os produtores rurais e os empresários do agronegócio, mas que não vai permitir que a região amazônica seja invadida.