Os 473 quilômetros de rodovias estaduais e federais que estão no lote 1 do novo pedágio no Paraná foram leiloados nesta sexta-feira (25), na B3, Bolsa de Valores de São Paulo. Duas empresas disputaram o pacote de rodovias: consórcio Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A, que propôs desconto de 18,25% e o consórcio Infraestrutura PR, com proposta de desconto de 8,30%.

Em menos de 20 minutos o leilão foi encerrado e dado como vencedor o Consórcio Infraestrutura Brasil Holding, por oferecer o maior desconto sobre a tarifa proposta no edital. O valor máximo da tarifa básica é de quase R$ 0,11 por quilômetro em pista dupla e R$ 0,09 por quilômetro em pista simples. No cálculo fechado, quem transitar pelas rodovias desse pacote aqui no Paraná vai pagar entre R$ 7,51 a R$ 9,90.

O investimento previsto é de R$ 13,1 bilhões e o tempo de contrato é de 30 anos. Este é o leilão do primeiro de seis lotes de novos contratos de pedágio. Os últimos contratos de concessão terminaram em novembro de 2021.

Em seu discurso, o governador do Paraná, Ratinho Junior, falou sobre transparência na formulação do modelo de pedágio e ainda que o processo do foi o maior da história.

Conforme o edital, o percentual apresentado pelo grupo Pátria exige depósito de aporte que apresente descontos a partir de 18%, com o valor de R$ 100 milhões aportados a cada ponto percentual de desconto até os 23%.
O aporte financeiro é o dinheiro que as empresas precisam depositar conforme o desconto oferecido no leilão das rodovias. Uma garantia, segundo o Ministro dos Transportes, Renan Filho, de que as obras serão realizadas.

O lote 1 do novo pedágio no Paraná inclui o trecho da BR-277 entre Curitiba e Prudentópolis, as BR-373, BR-376, BR-476 e as estaduais PR-418, PR-423 e PR-427.