Estamos em setembro, mas já é possível perceber que alguns papais noéis já começaram a circular pela cidade. O varejo se movimenta para definir as estratégias de vendas para o final do ano. O planejamento inclui estoques na medida certa, novidades e atrativos para deixar as vitrines do jeito que os consumidores gostam.

A coordenadora de uma rede de lojas em shoppings da capital, Gislaine Rosseti, prevê aumento de 25% em relação ao ano passado.

Segundo ela, o clima deve ser de renovação em 2022.

E quem adora essa época do ano, vai ter uma variedade grande de escolha.

Fazendo uma retrospectiva, em 2020 o Natal foi de muitas restrições, causadas pelas medidas de isolamento necessárias para evitar o avanço da pandemia. Em 2021, com a vacinação em andamento e regras menos rígidas, o mercado já tinha respondido de forma menos retraída.

Para 2022, o cenário é diferente e apesar de ainda exigir atenção, promete ser melhor, na análise do presidente da Associação Comercial do Paraná, Camilo Turmina.

Camilo também lembra dos efeitos do décimo terceiro e das férias, que impactam na economia.