Uma locomotiva histórica, que já prestou serviços nos portos paranaenses, vai se transformar em atração turística na Estação Ferroviária de Paranaguá. Outras duas vão ser destinadas a passeios turísticos. Elas estavam nos Portos do Paraná e agora vão ser restauradas e preservadas.

Segundo o gerente de Administração na autoridade portuária, Vinícius Mello, o objetivo é preservar o patrimônio de forma adequada.

 

As três máquinas foram fabricadas no Japão, no início dos anos 1970. Segundo o diretor financeiro da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, Regional Paraná, Eduardo Scuissiato, caso a restauração consiga instalar o freio automático, as duas locomotivas vão poder ainda ser utilizadas para tracionar um trem de turismo.

 

As locomotivas estavam nos portos do Paraná. Por isso, um muro precisou ser derrubado e um guindaste com contrapesos foi instalado para erguer as locomotivas, que pesam cerca de 58 toneladas cada. A operação envolveu diretamente 15 profissionais, da empresa pública e da prefeitura. O transporte para a restauração foi feito em duas carretas de dez eixos.

Com informações da assessoria