O mercado de locações de imóveis comerciais atingiu, em julho, o mais alto patamar em oito anos, segundo dados do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), integrante do sistema Secovi-PR. No período, o índice de Locação Sobre Oferta (LSO) referente a unidades comerciais chegou a 8,9%. O recorde anterior foi registrado em abril de 2014 (9,2%).

Trata-se de um aumento de 1,5 ponto percentual (p.p.) em comparação com junho, quando o LSO Comercial foi de 7,4%. De acordo com Leonardo Baggio, do Secovi-PR, depois de praticamente dois anos de pandemia de Covid-19, com suspensão de atividades e momentos de intensa incerteza, estamos vivendo a retomada da economia.

Para o próximo mês a perspectiva continua sendo de crescimento do setor.

Os bairros mais procurados para aluguéis comerciais em julho em Curitiba foram Centro (22,2% do total de negociações), Centro Cívico (7,9%) e Batel (6,3%). Destaque também para Água Verde (5,6%), Boa Vista (5,6%), Cristo Rei (5,6%) e Portão (4%).

Já as locações para fins residenciais também têm tido boa saída na capital paranaense, com LSO se mantendo acima dos 25% desde fevereiro. Em julho, o índice foi de 27,9%, crescimento de 8,3 p.p. sobre julho de 2021 (19,6%) e de 13,2 p.p. em relação a julho de 2020.

O Centro respondeu por 20% das negociações de julho, seguido por Portão (5,1%) e Água Verde (4,9%). Cabral (3,2%) e Santa Cândida (3,2%) fecham o top 5 de localidades que atraíram mais interesse dos locatários no período.