A locação comercial teve crescimento de 0.8 ponto percentual em outubro deste ano, em comparação a setembro, com um índice de Locação Sobre Oferta de 6,9%. Os dados são do levantamento do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), integrante do Sistema Secovi-PR.
O vice-presidente do Inspespar, Leonardo Baggio, explica que o índice representa aumento na rentabilidade para quem investe no setor.
Por outro lado, houve queda 2.6 pontos percentuais para a Locação Sobre Oferta residencial. Ainda assim, o vice-presidente destaca que o índice continua sendo o 2º melhor resultado dos últimos 10 anos, com média de 22,6% de janeiro a outubro de 2023.
SAIBA MAIS:
• Prévia da inflação de novembro Curitiba é de 0,20%, abaixo da média nacional que é de 0,33%
• Paraná pode aumentar alíquota do ICMS em reação à Reforma Tributária; setor produtivo critica
Para os locatários que pretendem colocar um imóvel para alugar, Leonardo Baggio destaca a importância da boa conservação.
Em relação a inadimplência dos inquilinos, dado que mostra o atraso no pagamento acima de 30 dias, foi de 1,2% em outubro e se mantém na média dos últimos meses.
No último mês, o Centro liderou a lista de bairros mais desejados pelos compradores, tanto nas negociações de locações residenciais quanto nas comerciais, com uma representação de 15,4% e 22,2%, respectivamente.