A Sanepar produziu 1,2 bilhão de litros de água nos últimos 16 dias de 2023 no litoral, mais do que o dobro do que consomem os moradores dessa mesma região fora da temporada. Esse volume seria suficiente para abastecer a população do Litoral durante 35 dias e também supera o consumo de água de 15 a 31 de dezembro de 2022, que foi de 992 milhões de litros.

Para fazer frente ao grande movimento de veranistas, a Sanepar fez nos últimos anos obras de ampliação da capacidade de produção, reservação e distribuição de água no litoral. Também realizou melhorias na estrutura de coleta e tratamento de esgoto.

Além das obras estruturantes, a Sanepar reforçou o sistema durante a temporada com a instalação de 33 geradores de energia nas captações, estações de tratamento de água, estações de esgoto, reservatórios de água e estações elevatórias de água e de esgoto que garantem a operação dessas unidades em caso de queda de energia.

A estrutura extra tem ainda seis contêineres-reservatórios com elevatórias de bombeamento. São equipamentos com capacidade de 70 mil litros de água cada, distribuídos estrategicamente nos pontos mais distantes da rede em Matinhos e Pontal do Paraná.

A Sanepar mantém ainda em operação 17 caminhões-pipas que injetam água nos reservatórios e também diretamente na rede nos momentos de maior demanda por água. Até o dia 31, foram injetados 6 milhões de litros de água.

A orientação da companhia é que moradores e veranistas façam uso consciente da água. Em situações de desabastecimento ou baixa pressão na rede, os clientes devem ligar no 0800 200 0115 ou mandar mensagem para o (41) 99544-0115.

Com informações da Agência Estadual de Notícias