Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, passa por um aumento de casos de dengue nas últimas semanas. Somente na última, a incidência da doença aumentou 57%. No início do período epidemiológico, em 16 de agosto de 2022, nenhum caso tinha sido confirmado. Somente em novembro do ano passado que os casos suspeitos começaram a aparecer. O auge se deu entre os dias 21 e 28 de março deste ano, quando, de uma semana para outra, a incidência pulou de 105,6 para 410,3 por 100 mil habitantes. Vale lembrar que a população de Guaraqueçaba é de 7.554 pessoas. De acordo com o boletim da dengue divulgado nesta terça-feira (11) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a cidade estava com 82 notificações e 74 casos prováveis.
De acordo com o coordenador de vigilância em saúde de Guaraqueçaba, Marionei de Oliveira Gomes, 70% dos focos de dengue estão na Ilha de Superagui.
O trabalho agora é de limpeza e conscientização.
Cláudio de Araújo Nunes, um dos coordenadores do Movimento de Pescadores de Superagui (Mopear), conta que quase toda a família já teve dengue, inclusive sua mulher, Lindamir. Hoje ele está internado no Hospital Regional de Guaraqueçaba por conta de complicações da doença.
Aguinaldo Luiz Santana é comerciante em Guaraqueçaba. Também teve dengue, assim como grande parte da família. A recuperação chegou depois de oito dias com os sintomas da doença.
A Olga Polasek mora em Superagui há 25 anos. Logo no início dos primeiros sintomas, em março deste ano, foi ao posto de saúde.
O Paraná registra mais 3.660 casos de dengue. São 17,6 mil casos confirmados da doença, 26% a mais que o boletim anterior, que trazia como total 14 mil confirmações.
Todas as 22 Regionais de Saúde possuem casos confirmados. No total, 242 municípios registraram pessoas com a doença, o que representa 60% dos municípios paranaenses.
Até o momento, o Estado possui 12 mortes por dengue. Nenhuma em Guaraqueçaba.
Colaboração: Jane Lima e Olivia Marques, estudantes de Jornalismo da Universidade Positivo.