O número de pontos próprios para banho no Paraná aumentou para 55, segundo o último boletim de balneabilidade do verão 2022/2023 do Instituto Água e Terra (IAT).

Agora, as águas da altura do Porto de Cima (no Rio Nhundiaquara) e o Terminal Turístico do Rio Paranapanema (no município de Primeiro de Maio, no Norte do Estado), são considerados aptos para banho e prática de esportes.

Apenas a Ponta da Pita segue imprópria para as atividades. Ao todo, são monitorados 66 pontos no Litoral e nas Costas Oeste e Norte, sendo 10 deles considerados sempre impróprios por serem foz dos rios no Litoral, ou seja, locais que drenam as áreas urbanas.

Com isso, a expectativa é de grande movimentação no litoral nos próximos dias, já que o litoral já registra um dia ensolarado nesta sexta (30) e tempo seco deve predominar nos próximos dias.

Nesta sexta (30) as temperaturas já variam por lá entre 27Cº e 28Cº, condição que deve se manter para a virada do ano, conforme explica o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.

As temperaturas seguem agradáveis também para a hora da vira do ano, até mesmo com sensação de abafamento.

Para quem for aproveitar a água do mar, os locais próprios são marcados com bandeira azul e os impróprios com bandeira vermelha, indicando contaminação da água. Esses locais podem ser danosos à saúde, com transmissão de bactérias, vírus, dermatite, diarreia, problemas respiratórios, entre outros.

No caso de dúvidas é possível saber os pontos impróprios e próprios pelo site www.iat.pr.gov.br no menu Monitoramento/Balneabilidade.

Para a população que segue em Curitiba, a previsão também indica tempo bom para capital, com máxima de 25Cº no sábado e domingo, de acordo com o Simepar.

Por: Vinicius Bonato com informações da assessoria