A boa notícia deve anima quem mora, trabalha ou simplesmente transita por esse trecho da Linha Verde todos os dias e enfrenta grandes congestionamentos. Esse é o caso da Anelise Korilo, moradora do bairro Atuba, em Colombo.

Anelise Korilo contou como era a rotina dos moradores da região durante o período das obras.

Após quase duas décadas em obras, finalmente a Linha Verde Norte será liberada nos dois sentidos no próximo domingo (9), de acordo com a Secretaria de Obras do Município. Em toda a sua extensão, que abrange mais de 22 km, essa importante via da capital paranaense interliga bairros de Norte a Sul da cidade.

A última fase da obra estava concentrada em um trecho de 3 km, entre o Hospital Vita e o trevo do Atuba, no entroncamento com a Estrada da Ribeira, BR-476, que leva à cidade de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba; e também com a BR-116, sentido São Paulo, que leva a outros municípios da Grande Curitiba, como Pinhais, Campina Grande do Sul e Quatro Barras; além de interligar ligar os bairros Bacacheri, Atuba, Tingui e Bairro Alto.

No percurso total, a Linha Verde abrange 22 km, passa por 22 bairros e impacta no deslocamento de mais de 285 mil pessoas, que circulam de Norte a Sul da cidade, entre os bairros Atuba e Pinheirinho.

Na última etapa, os trabalhos ficaram concentrados na instalação da estação Solar, que fica no Bairro Alto, no trecho que vai do Viaduto Alberico Flores Bueno ao Conjunto Solar.

A liberação da Linha Verde ocorrerá na Trincheira do Atuba, na manhã do domingo, por volta das 11h. Por questão de segurança, haverá restrição na área de entrada e para estacionar no local do evento. Apenas pessoas e automóveis cadastrados poderão participar.

Portanto, os motoristas que circulam pela região devem ficar atentos. Na Linha Verde, a velocidade permitida é de 70 km por hora.

Foto: Daniel Castellano/SMCS

Histórico da obra

O projeto da Linha Verde começou a ser executado no dia 12 de janeiro de 2007, na região Sul da cidade. As obras ficaram concentradas entre os bairros Pinheirinho e Jardim Botânico, em uma extensão de 9,4 km. O trabalho foi concluído em maio de 2009.

Nesse trecho, foram implantadas seis estações que estão em operação com o Ligeirão (Pinheirinho, Vila São Pedro, Xaxim, Santa Bernadethe, Fanny e Marechal Floriano), que liga o bairro ao Centro da cidade, com estação final na rua Lourenço Pinto.

Em 2010, teve início a primeira etapa da obra da Linha Verde Norte, entre o campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Praça Cova da Iria, Estação Jardim Botânico. De lá para cá muitas outras fases dos trabalhos foram concluídos e outros iniciados na sequência, até a conclusão da obra em junho deste ano.