Araci é moradora de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, e tirou o dia de folga para levar os netos Laura e Davi para conhecerem os pontos turísticos da capital paranaense. Araci contou que faz aniversário nesta quarta-feira (29), no mesmo dia dos 330 anos de Curitiba.

Outra passageira que estava no ônibus e se encantou pela cidade, foi a turista do Rio de Janeiro, Maria Tereza. Ela disse que ainda quer morar em Curitiba.

Renata é outra carioca de passagem por Curitiba. Pela segunda vez na capital, que coincidiu com o aniversário da cidade, Renata aproveitou para conhecer os pontos turísticos a bordo da Linha Turismo.

 

No início, eram ônibus mais simples, chamados de jardineiras. O serviço foi modernizado e atualmente a maior parte dos ônibus é double-decker, com dois andares.

O passeio completo, sem descer do ônibus, dura cerca de três horas para percorrer aproximadamente 48 km. O ponto de partida fica em frente à Rua 24 horas, na Visconde de Nácar, no Centro, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos pelos quais o ônibus passa a cada 30 minutos. Para percorrer a rota, que passa por 26 pontos de atração de Curitiba, o passageiro adquire um cartão-turismo individual, que dá direito a embarques ilimitados na linha, em um período de 24 horas, após a primeira utilização de embarque. Com essa liberdade de embarques o turista pode escolher em quais atrações vai desembarcar e dedicar mais tempo para visitar.

O serviço funciona regularmente de terça a domingo, a partir das 08h30 até as 17h. Contudo, nos períodos de férias de julho e de dezembro a fevereiro, a Linha Turismo opera todos os dias. Os cartões são vendidos diretamente nos ônibus.

Em comemoração aos 330 anos de Curitiba, a linha está com tarifa promocional que custa R$ 30 no período de 29 de março, nesta quarta-feira, até o dia 9 de abril de 2023.

O veículo tem ocupação máxima de 65 passageiros sentados.